testeira-generica-01

Compatibilização de projetos

A compatibilização de projetos é um processo ainda pouco conhecido por não especialistas, porém é uma tendência em crescimento na construção civil e surgiu para solucionar problemas antigos nas construções, uma vez que a maioria dos projetos para uma mesma obra são feitos por profissionais e equipes diferentes.

Desta forma, a compatibilização dos projetos é, em primeira instância, a sobreposição de todos os projetos de uma construção. Tem por objetivo cruzar as informações entre todos os projetos, verificando a existência de sobreposições, interferências e incompatibilidades  e buscar soluções para evitar principalmente retrabalhos e mais gastos.

Neste sentido, fazer a compatibilização de projetos requer um investimento que pode variar de 1% a 1,5% do custo da obra. No entanto, pode-se afirmar, com convicção, que os resultados apresentados geram economia de material, economia de equipamentos e de mão de obra. Economia esta que pode variar de 5% a 10% do custo da obra. 

A partir desta perspectiva de compatibilização de projetos, é possivel:

- Economizar e otimizar o tempo na obra (evitando retrabalho e gastos adicionais de mão de obra para refazer o que já poderia ter sido solucionado);
- Garantir economia de materiais (evitando ter que quebrar e refazer serviços já executados);
- Evitar perda de eficiência das instalações, devido aos "consertos" feitos na obra, como a colocação excessiva de joelhos e desvios em um sistema de abastecimento de água, o que ocasionaria perda de carga (pressão).

Vantagens do projeto de compatibilização:
- Permite a detecção PRÉVIA de problemas de inteferências que só seriam descobertos no momento da construção (ou após), evitando assim, retrabalhos;
- Possibilidade de REVER E REPENSAR SOLUÇÕES adotadas ainda na fase de projeto, evitando que possiveis problemas aconteçam e, assim, contribuindo para que o custo da obra se mantenha ou até reduza;
- PRECISÃO ORÇAMENTARIA: após o processo de compatibilização, todos os projetos são detalhados para execução, do Arquitetônico aos Complementares. Desta forma tendo o levantamento completo e preciso dos materiais e atividades de mão de obra, tem-se, como resultado, um orçamento preciso, quantificado com base no que realmente será feito, utilizado, construído e gasto na obra, e não a partir de estimativas (por m² por exemplo), o que favoreveria grande margem de erro.
- Permite a EXECUÇÃO CONCLUSIVA E SATISFATÓRIA do projeto arquitetônico, sem interrupçoes (pois todas as incompatibilidades e interferências projetuais foram previamente detectadas e sanadas!)
- Permite e favorece o CONTROLE DOS PRAZOS estabelecidos.

A compatibilização de projetos é uma prática que começa a ganhar força no Brasil. Tem sido amplamente utilizada por grandes construtoras e profissionais em edificios residenciais e/ou construções comerciais. É  uma forma de garantir a redução de custos e prazos, mantendo os mesmos valores de venda, sem perder a qualidade.

Calculare Engenharia